sexta-feira, 26 de novembro de 2010

MOXICO ( Luena ex: Vila Luso )

LUENA ,EX:VILA LUSO  A província do Moxico, ocupa uma área de 223.033 quilómetros quadrados, a maior de Angola. Está localizado no centro Leste de Angola, fazendo fronteiras, a Norte com a província da Lunda-Sul, a Sul com Kwando Lubango, a Nordeste com a República Democrática do Congo, a Leste e Sudeste com a Zâmbia e a Oeste com a província do Bié.
Aproveitando o recurso do Moxico- e um solo fertíl e algumas zonas, húmido, a população dedica-se respectivamente à agricultura, Pecuária, silvicultura, pesca e ambiente.
A população de origem diversa de vários pontos do país, deslocada da sua origem por causa da guerra, que gerou movimentos migratórios nas populações de todo país.Este facto explica-se por si só, os diferentes tipos de economia aqui existentes encontradas: a agricultura, desenvolvida especialmente pelos tchokwés e Umbundo( essencialmente agricultores) , a pesca e a caça desenvolvidas pelos Luvales e Nganguelas.
A comunidade do Luena enfrenta vários problemas relacionados com a falta de  mais escolas, salas de aula suficientes para atender a demanda.Em algumas áreas desta comunidade os professores leccionam em baixo das árvores, na época chuvosa têm sido um bicho de sete cabeças. As poucas salas de aula existentes algumas debatem com a falta de carteiras, por outro  o material didáctico não suficiente para atender a demanda. Portanto muita criança encontram-se fora do sistema de ensino por motivos acima aflorado.
Poucas pessoas que conhecem os seus directos e deveres, isso por falta  de explicação adequada, sobretudo nem compreendem também o significado de ser cidadão.
A comunidade não tem participado nas reuniões  orçamentais, porque já tem membros do governo  que participam por direito. Eu nunca participei na elaboração de planos directores de saneamento municipal.
Existe comissões de moradores e não associações, há sim Associações educativa de alfabetização de adultos,existe também escolas comunitárias as sua acções particularmente de ensinar indivíduos que não tiveram tempo de estudar na idade escolar etc., essas  instituições se comunicam entre si, e têm  relações com a escola.
O saneamento básico, o governo contractou algumas empresas privadas que é encarregue ao trabalho de recolha dos regidos sólidos à cidade. A energia existe em ilhas da cidade, significa que é débil.Para o transporte existe poucos autocarros públicos, entregue aos agentes operadoras privadas, não são suficientes para satisfazer as necessidades do público dessa comunidade.Sobre habitação, cada morador vive na moradia construída por próprios.No campo da saúde há vários problemas, a falta de médicos por especialidades, os poucos que existem só limitam à assistencia médica e sem medicamentos suficientes para atender os pacientes.
Para os desafios, o governo esta apostado em reconstrução de estradas,caminhos de ferros, pontes, hospitais, escolas, fontes hidroelectricos, em médio e longo prazo de tempo.
O meu ponto de vista primeiro o governo deve reconstruir muitas escolas com muitas salas de aula para facilitar o bom empenho no processo educativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário