quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Moxico no Leste de Angola


Tradição Tchokwe



Crenças e superstições a cerca de máscaras e de mascarados
Entre os Tchokwe, segreda-se que certos mascarados acompanham ao mato os curandeiros magistas na recolha de folhas curativas do homem atacado por espírito de Muxixi, e um velho Soba Tchokwe muitas vezes me contou que algumas raparigas atrevidas, abusando a oculta do segredo do mascarado, que é princípio lhes é rigorosamente vedado, esfregam o baixo ventre rede de traje de bailarinos mascarados, para traírem maridos, ou exercerem um irresistível poder de sedução sobre os homens.
Muxixi é um termo das substruturasda crença dos povos do leste-Moxico. Muxixi é uma profunda e ministeriosa instituição, da qual a máscara é mais notável expressão formal.
Com o segredo do mascarado, todo o cuidado é pouco: mal de quem por fatal descuido chamasse ao mascarado pelo nome: . Uma miniatura da muxixi-munguenda, torna invulnerável uma inteira, quando retira da guerra. Os mais poderosos amuletos e feitiços são revestidos de rede de mascarado ou muxixi transformada, de grande poder mortífero.Dai o já descrito terror de meio cento de tchokwé, pó uma hipotética muxixi, errante, provável imagem-feiticeira " kaponha ", a magia dos enfeitiçadores anima de vida, e até de sentimentos os piores, para usar, por vingança, contra homem ou contra grupo.
Em vasos revestidos de rede muxixi, guardam-se águas com que se aspergem as imagens-feiticeiras, em transe de ressurreição a seres viventes. Uma miniatura dum machado, revestida de rede muxixi, toma consciência magica e vontade própria, em modos de ser vivo, racional, agindo como arma, e com pensar de pessoa.
Homem que rejeite herança de máscara e profissão de bailarino, que lhe caiba por transmissão costumeira de família defunta pode ser atacado pela mascarada que rejeitou, ou, aliada mente,pelo espírito do parente sucumbindo, sem remédio, sob a sua fatal acção, se não prestar confusão e acto de arrependimento.
Mixixi é espírito, é doença, e remédio, é máscara, é mascarado e é diabo do mato.Peça de culto, fantasma, morto, espírito bailante etc.
Algumas aves, e diversos animais, são respeitados ou algo venerados, por apresentarem listas ou coroas que suscitem pormenores da muxixi.
Mulher solteira que respeite indiscremente um mascarado, não terá filhos, e a casada poderá gerar uma muxixi. Acto de justiça executado por muxixi é acto indiscutido e sem apelo, e é mau sonhar com a muxixi. O não circuncidado e as mulheres fogem dos mascarados. Em postes e árvores que demarcam limite de caça e direitos de propriedade, é uso marcar-se uma máscara.Quer dizer que o infractor está sendo vigiado por alguém.
O mascarado, por sua vez, é espreitado por inúmeros perigos, e tem fortes coações internas e externas a cumprir. Assim, não poderá ter contacto com mulheres, incluída a própria, na véspera de exibição, sob pena de riscos, diversos, e , se comer alimentos preparados por mulher em período catamenial, pode perder a vida, pura e simplesmente.
A máscara muxixi resume um poder de coisas, no mundo da vida animista. Quer dizer: o prestígio da máscara é predominante, forte e absorvente.

Sem comentários:

Enviar um comentário